A carregar...

Cacau Clube de Portugal

O que é?

Na sua forma jurídica, uma associação cultural, sem fins lucrativos. Mas, na realidade, é muito mais do que isso. É o resultado de uma decisão de cinco pessoas, no final de 2003. Cinco pessoas que descobriram ter em comum uma paixão por um produto que, apesar de tão falado, é também tão desconhecido. Um clube no sentido alargado do termo – grupo de interessados em algo comum, reunião de amigos, confrades e companheiros, tertúlia, assembleia..."

O Cacau Clube é actualmente presidido pela sua fundadora e principal impulsionadora, Odete Estevão, designer de profissão, nutricionista por vocação e chocolatière por paixão.

Porquê o cacau?

Pelo seu enorme interesse, pela sua universalidade, pela sua complexidade! Na verdade também aqui a Natureza se excedeu, criando um produto inigualável, único. O cacau foi bebida de deuses, foi moeda corrente, foi fruto de oferenda, objecto de culto, remédio milagreiro. Foi árvore da selva e planta de jardim. Foi objecto de estudo, alvo de roubos, engodo de ignorantes, cobiça de políticos. Foi pretexto de lutas e de assassinatos, foi personagem de romances, foi amado e odiado, foi até esquecido.

Poucos produtos haverá mais ricos e interessantes. O cacau é tudo isso, mas é também, e sobretudo, um produto que tem a faculdade de se transformar em chocolate: pronto, foi dita a palavra-chave, CHOCOLATE. Com ela começa outro mundo novo...

Chocolate

Um mundo novo a descobrir, a estudar, a conhecer. Um mundo que gostamos de divulgar, de partilhar. Mas um mundo que gostamos de provar, de comer, de respirar, de absorver. Um mundo mágico, que nos permite ascender a uma elite de alquimistas de talento – do início do processo até ao palato do gourmet mais exigente, da química pura até ao atelier artesanal, da imaginação à concretização, há lugar para tudo e para todos. É justamente isto tudo que queremos partilhar com todos!

Como?

O Cacau Clube de Portugal promove pelo menos três eventos anuais. Eventos que pretendem ser fruto da imaginação e das oportunidades que vão surgindo. Provas de degustação, orientadas pela expertise de reputados técnicos. Refeições sofisticadas com alusões, ou inclusões, de chocolate nas suas diversas formas e sabores. Conferências e palestras de índole cultural, abordando aspectos nutricionais, benefícios para a saúde, propriedades cosméticas e tanto, tanto mais que há a dizer, tema inesgotável por excelência...

No final de cada ano, praxe incontornável, surge como grand finale o JANTAR DE GALA, exclusivo para os sócios e seus acompanhantes.

Mas não é tudo...

O Cacau Clube de Portugal promove ainda encontros entre sócios e chocolateiros de renome, visitas a Feiras e Congressos, no País e no estrangeiro, onde o chocolate seja estrela de primeira grandeza, workshops destinados à aprendizagem de alguns mistérios e técnicas. Acções pedagógicas em escolas e outras instituições.

E, quiçá, talvez até viagens a países tropicais, exóticos, para visitar in loco fazendas de produtores de cacau de reconhecida competência...

Será que conseguimos despertar-lhe o apetite? Então, se nos quiser contactar...

Scroll handle