voltar
Curso Básico de Chocolate
4 de Março de 2010 Loja Bulthaup Chiado|Gaggenau No Chiado, num espaço privilegiado como é do showroom da Bulthaup|Gaggenau, decorreu o primeiro Curso Básico de Chocolate. Este workshop orientado pelo Chefe Pasteleiro António Melgão, da Escola de Pastelaria da Capri, teve como objectivo transmitir aos associados os ensinamentos básicos sobre a arte de trabalhar o chocolate. Num ambiente descontraído, para além da observação do domínio das técnicas, foi ainda possível a todos participar activamente na elaboração das receitas, e no final, degustar todas as criações. Links:
Bulthaup Chiado | Showroom Gaggenau - http://www.bulthaupchiado.com/
Capri, Escola de Pastelaria - http://capri.pt/
Workshops – “Da Flor do Cacau ao Chocolate”
3 de Novembro de 2009 Hotel Real Palácio - Lisboa O Cacau Clube repetiu presença com mais um workshops na edição de 2009 da “Quinzena do Chocolate” promovida pelo Hotel Real Palácio em Lisboa, que decorreu entre 2 e 13 de Novembro. Esta iniciativa que para além do propósito de promover o cacau e o chocolate, destina-se também à angariação de fundos para as Aldeias SOS. Links:
Hotel Real Palácio - http://www.realpalaciohotel.com/
Neocuisine / Barry Callebaut - http://www.neoquimica.pt/
Quinto Jantar do Clube
24 de Outubro de 2009 Farol Design Hotel - Restaurante 'The Mix' “Aventura gastronómica com toques de Cacau & Chocolate”
Uma ementa requintada com notas de cacau e chocolate desde a entrada à sobremesa, elaborada pela equipa do Chefe Daniel Schlaipfer e do Chefe Pasteleiro Hugo Silva acompanhada por vinhos especialmente seleccionados para este evento. Links:
Farol Design Hotel - http://www.farol.com.pt/
Symington Family Estates - http://www.symington.com/
“O Chocolate em Cascais 2009”
18, 19 e 20 de Outubro de 2009 Centro Cultural de Cascais / Concelho de Cascais Milhares de pessoas visitaram a segunda edição do “O Chocolate em Cascais 2009”. Este evento organizado pelo Cacau Clube de Portugal, contou mais uma vez com o patrocínio do Município de Cascais, e desta feita transformou a Fortaleza da Cidadela de Cascais num autêntico showroom das mais prestigiadas marcas de chocolate.
Continuando a sua tarefa de divulgação das excelentes propriedades nutritivas do chocolate, o evento contou ainda com a presença de prestigiados Chefes, entre os quais Christophe Felder, Fabian Nguyen, João Antunes, António Melgão, Anderson Mioto, Miguel Vaz, António Marques e Paulo Francisco, que ao vivo efectuaram demonstrações das suas criações. O evento contou ainda com... A Exposição “Do Cacau ao Chocolate”
Marcas e Lojas de Chocolate presentes no Mercado Nacional – Cacao Barry, Callebaut, Valrhona, Michel Cluizel, Cacao Sampaka, Mercado do Chocolate, DeNegro, Claudio Corallo, Newtree, Casta Lusa e La Casa
Animação para crianças e espaço multimédia no Delta Lounge.
Conferências por especialistas em chocolate e cacau, como Chloe Doutre-Roussel, Maria Helena Almeida, e ainda um Ciclo de Conferências/Provas preenchidas com combinações de chocolates e bebidas onde participaram a Confraria da Água, o Single Malt Clube, Portos da Symington, Quinta da Casa Amarela, Vinhos Fragulho, e a ginjinha da David Pinto & C.ª Limitada. A livraria Bulhosa proporcionou um espaço de venda de literatura dedicada ao chocolate.
O restaurante “A Paulinha, de Paula Brito, trouxe ao evento um espaço de culinária com chocolate, onde o Mole Poblano fez sucesso, assim como os gelados de chocolate da Fragoleto, de Manuela Carabina.
Um animado Concurso de Bolos de Chocolate garantiu prémios aos amadores de chocolate que nele participaram.
Fora deste espaço, repetiu-se a semana do Chocolate em Hotéis e Restaurantes do Concelho de Cascais, que integraram nos seus menus criações com cacau e chocolate.
A República Dominicana voltou a representar os países produtores de cacau neste certame. Veja aqui imagens do “Chocolate em Cascais 2009”:
Links:
O Chocolate em Cascais - http://www.ochocolateemcascais.com/
2010/2009 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2017 2016 2015 2014 2005